Posted on

Adoro plantas, e todos os dias cuido do meu jardim, um jardim de vasinhos com ervas e flores que tenho na minha varanda.

Esta semana me deparei com meu alecrim cheio de cochinilha, uma praga, lavei ele todo e troquei a terra. E no outro dia minha arruda estava seca… do nada. Fiquei parada olhando para ela, reguei, mas não teve jeito. Ela se foi…..

No jardim a gente vivencia o que a quaresma nos traz como proposta nesta época. Olhar a morte e a vida.

Eu aprendo muito com meu jardim, percebo que tudo que acontece com ele pode e acontece comigo. Pragas, secas, enchentes, ressecamentos, milagres, bençãos, cura.

No final de janeiro, eu troquei a terra de todos os vasos, limpei as plantas, tirei as folhas e galhos secos, troquei de vasos aquelas plantas que haviam crescido muito, para expandir o espaço e comprei umas ervas, para aumentar a família. Pensei…. estou cuidando do corpo físico…

Depois que todas estavam prontas, eu reguei. Antes fiz um regador, furando a tampa de uma garrafa pet…. reciclagem e utilização consciente…  Ai, vi minhas plantas queridas se renovarem, se levantarem com o sol e renascerem. Bem…. agora a alma foi alimentada….

Passados alguns dias, meu Hibiscus floresceu, a orquídea também e a flor do deserto que pensei que estava morta se encheu com muitas folhas e hoje, depois de um mês, está, agora, com dois botões. E neste ponto, aprendi que o espírito estava atuando.

Mas mesmo com tanta beleza e vida, também, como em nossas vidas, meu jardim teve pragas, invasões e morte.  Vi que nem sempre o que semeamos, nasce….

No meu jardim, ao cuidar dele, deixo meus pensamentos, ideias e desejos viverem e morrerem. Semeio, protejo, arranco as ervas daninhas e me alegro com o desenvolvimento. Aprendo que tudo tem seu tempo, que preciso cuidar de minha mente tirando as pragas, as ervas daninhas. Que tenho que regar sempre, mas também não encharcar.  Manter um ritmo, um equilíbrio. O jardim me traz o belo e a meditação. Me ensina a trabalhar o tempo, a espera produtiva. Ver chegar a hora da produção e da regressão. Posso ver a natureza cíclica do nascer, crescer, amadurecer e fenecer. Isso me ajuda a olhar para meus hábitos, pensamentos e ações. E avaliar o que não faz mais sentido, o que já feneceu, que ideias tem que ser recicladas ou renovadas. Que impulsos ainda posso manter porque podem florescer. Olho para minhas sábias plantinhas e sei que tenho a capacidade de, também, renovar minhas energias, reforçar o que tem vida e aceitar o que tem que ir.

Cuide de seu jardim interior!!!

#renataliscoach # trimembração #corpoalmaespirito #coachingcomarte #encantamento # amor # gratidão #despertar #renovação #crescimento #autoconhecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *