Quinta- feira – Dia de Júpiter
Aqui penetramos no silêncio sagrado. De hoje, até o domingo de Páscoa, vivemos o Triduum Sacrum. Este período temos três acontecimentos: Paixão, Morte e Ressureição. E também os mistérios Pascal( Lava Pés e o Cordeiro) e o Eucarístico (Sacramento da Ceia).
Cristo e os doze Apóstolos se reúnem para celebrarem o Pessach.
Antes da ceia, Jesus, em um ato de humildade, realiza o Lava Pés. Um gesto que traz a síntese dos seus ensinamentos: “Amai-vos uns aos outros”. Deixando claro que, aquele que quer vivenciar a glória do EU, deve servir aos outros. O Amor é o objetivo da doutrina que Cristo deixa como legado para seus Discípulos.
Em seguida, Jesus repartiu o pão e o vinho e ao oferecer exorta: “Tomai, pois este é meu corpo e este é meu sangue”. O milagre da transubstanciação acontece, o celeste penetra no terreno.
A verdadeira comunhão é a aceitação do que somos verdadeiramente e da nossa história. Eucaristia significa reconhecimento. E quando tenho este reconhecimento do meu Eu espiritual, vivo em mim este caminho do Cristo com verdade e vida.
Naquela época, outro ritual era realizado neste dia, o sacrifício do cordeiro. Cristo anuncia que esta prática não será mais necessária, pois Ele se torna agora o Cordeiro. Entrega e aceitação, estas foram suas atitudes e assim consagra a fala de João, o Batista: “Eis o Cordeiro, que tira o pecado do mundo.”
Judas não consegue receber e vivenciar todas as etapas deste sacramento, como algo que lhe troxesse paz. E sai mais, uma vez, para consumar sua traição. Neste momento a Lua cheia sofre um eclipse, e ela fica com uma cor de sangue.
Júpiter,o Pai dos Deuses, regente deste dia, traz de volta, com sua voz, a ordem a um Universo conturbado. Esta qualidade de estruturação, ordem e de fazer o que é preciso, estão contidas neste dia de hoje.
Nesta quinta-feira, somos convidados a silenciar, e de nos reconhecer e de nos permitir que o milagre se realize em nós. Este é um momento sagrado, e por mais que o externo esteja nos desafiando, estamos sutilmente cedendo a algo que é o nosso destino: O amor !!!!
Qual o pão que alimenta minha alma? Como tenho servido ao mundo ?
Renata Lis Bellinello
Imagem: Laatste Avondmaal